Neste espaço estarei colocando as atividades solicitadas pelo Proa17. Espero comtemplar com sucesso!

31 maio 2007

Atividade PROA17/18




Cada vez mais fico feliz por ter conseguido uma vaga no Proa17. Quanta coisa aprendi, e vou aprender, pois pretendo continuar estudando o que não consegui realizar durante o tempo da oficina.

Visitando os blogs colaborativos percebi que todos os grupos se empenharam em pesquisar e esclarecer o assunto e as possibilidades disponíveis em sua ferramenta.

ORKUT é uma comunidade virtual, que auxilia seus integrantes a manter relacionamentos de amizade, familiar, profissionais... pode ser armazenado fotos, vídeos, enviar recados, conhecer comunidades. Vejo que o grupo conseguiu colocar muito bem o que representa esta rede. Os jovens hoje estão muito ligados nessa ferramenta.

YOTUBE possibilita criar e armazenar pequenos vídeos gratuitamente.

O GOOGLE DOCS é uma ferramenta com dupla função: planília + textos, sendo possível criar em parceria e socializar para outros usuários da rede.

O BUBBLESHARE é um serviço de compartilhamento de fotos na Internet, que permite criar álbuns na internet com legendas em áudio e também gravar áudio para explicar o que as fotos significam.

O DEL.ICI.US serve para armazenar informações, organizando-as em grupos e arquivos, podendo ser etiquetadas e buscadas com rapidez. O usuário pode desfrutar de um ambiente interativo e colaborativo, atualizado com as inovações da chamada web.

O grupo dos MAPAS-ONLINE, apresentou vários endereços úteis para serem usados,para quem trabalha geografia é muito interessante.

BLOGS E FLOGS são uma excelente ferramenta para publicação de idéias. A intimidade que os jovens alunos tem com o computador aliada ao potencial pedagógico dos blogs e flogs são um caminho para a construção da linguagem, a reflexão sobre a leitura e a escrita.

GOOGLE DOCS permite a construção de documentos de forma interativa e colaborativa e essa troca de impressões e opiniões pode enriquecer muito as produções, além de aproximar pessoas e idéias.

TOUFEE é uma ferramenta que permite a criação e animação de filmes em formato de flash, assemelha-se ao power point, e isto facilita o uso. O usuário escolhe as características da apresentação do seu projeto. Possibilita inserir arquivos de mídia existentes no computador do usuário ou usar imagens capturadas em site.

THUMBSTACKS, é um site grátis de serviço de publicação de apresentações em slides pela web. Quero conhecer melhor esta ferramenta.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS, é muito interessante a construção de histórias em quadrinhos, o HagaQue eu já trabalhei os outros não conheço, vou estudar mais e tentar construir em outros programas.

Os blogs apresentam a teoria de cada recurso, o tutorial que facilita a inscrição de novos usuários, outros trazem dicas testadas pelos grupos, também aparecem os relatos de como estão sendo feitas a construção do conhecimento dos recursos e as dificuldades encontradas...

A interação entre os colegas do grupo e dos outros grupos está sempre acontecendo.

4 comentários:

Elô disse...

Olá Colega!!
Gostei de seu texto sobre atividade 18.Parabéns.
Eloisa

Suzana Gutierrez disse...

Oi Ledjane :)

Um dos objetivos deste trabalho em grupo foi justamente ampliar os horizontes e deixar algumas provocações :)

Este material pode ser aperfeiçoado por todas, mesmo após o encerramento da oficina.

Suzana Gutierrez disse...

em tempo:

Você descreveu bem o trabalho dos grupos. Mas, em quê você poderia contribuir para o aperfeiçoamento destes trabalhos? Quais as suas sugestões? Achou tudo perfeito? As páginas criadas são navegáveis? Os tutoriais claros e bem feitos?
É com base na avaliação de vocês que os grupos poderão aperfeiçoar seus trabalhos.

abraço!

Maristela disse...

Olá colega,
Estou conferindo sua dica para alterar nossa versão final de trabalho colaborativo. Valeu, obrigada.
Maristela grupo flog