Neste espaço estarei colocando as atividades solicitadas pelo Proa17. Espero comtemplar com sucesso!

31 maio 2007

Atividade PROA17/18




Cada vez mais fico feliz por ter conseguido uma vaga no Proa17. Quanta coisa aprendi, e vou aprender, pois pretendo continuar estudando o que não consegui realizar durante o tempo da oficina.

Visitando os blogs colaborativos percebi que todos os grupos se empenharam em pesquisar e esclarecer o assunto e as possibilidades disponíveis em sua ferramenta.

ORKUT é uma comunidade virtual, que auxilia seus integrantes a manter relacionamentos de amizade, familiar, profissionais... pode ser armazenado fotos, vídeos, enviar recados, conhecer comunidades. Vejo que o grupo conseguiu colocar muito bem o que representa esta rede. Os jovens hoje estão muito ligados nessa ferramenta.

YOTUBE possibilita criar e armazenar pequenos vídeos gratuitamente.

O GOOGLE DOCS é uma ferramenta com dupla função: planília + textos, sendo possível criar em parceria e socializar para outros usuários da rede.

O BUBBLESHARE é um serviço de compartilhamento de fotos na Internet, que permite criar álbuns na internet com legendas em áudio e também gravar áudio para explicar o que as fotos significam.

O DEL.ICI.US serve para armazenar informações, organizando-as em grupos e arquivos, podendo ser etiquetadas e buscadas com rapidez. O usuário pode desfrutar de um ambiente interativo e colaborativo, atualizado com as inovações da chamada web.

O grupo dos MAPAS-ONLINE, apresentou vários endereços úteis para serem usados,para quem trabalha geografia é muito interessante.

BLOGS E FLOGS são uma excelente ferramenta para publicação de idéias. A intimidade que os jovens alunos tem com o computador aliada ao potencial pedagógico dos blogs e flogs são um caminho para a construção da linguagem, a reflexão sobre a leitura e a escrita.

GOOGLE DOCS permite a construção de documentos de forma interativa e colaborativa e essa troca de impressões e opiniões pode enriquecer muito as produções, além de aproximar pessoas e idéias.

TOUFEE é uma ferramenta que permite a criação e animação de filmes em formato de flash, assemelha-se ao power point, e isto facilita o uso. O usuário escolhe as características da apresentação do seu projeto. Possibilita inserir arquivos de mídia existentes no computador do usuário ou usar imagens capturadas em site.

THUMBSTACKS, é um site grátis de serviço de publicação de apresentações em slides pela web. Quero conhecer melhor esta ferramenta.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS, é muito interessante a construção de histórias em quadrinhos, o HagaQue eu já trabalhei os outros não conheço, vou estudar mais e tentar construir em outros programas.

Os blogs apresentam a teoria de cada recurso, o tutorial que facilita a inscrição de novos usuários, outros trazem dicas testadas pelos grupos, também aparecem os relatos de como estão sendo feitas a construção do conhecimento dos recursos e as dificuldades encontradas...

A interação entre os colegas do grupo e dos outros grupos está sempre acontecendo.

27 maio 2007

Revisando tabela...


Vou postar atividades semana3, 8,9,10,11,12, que consta como não realizada na tabela mas sei que fiz, já postei o endereço do meu blog de teste, comentário sobre as tarefas, só faltou publicar a página é essa que está ai, que já modifiquei o modelo várias vezes e agora estou com esse. O endereço é http://blogtestelediane.blogspot.com

Tarefas Realizadas


Realizadas as tarefas para o dia 28/05, só não consegui visitar todos os blogs colaborativos, por isso postarei relatório outro dia.

Atividade Proa 17/22

Realizei as atividades opcionais propostas no meu blog de testes. Todas muito interessantes, e melhor consegui realizar as três, o slideshare era o que estávamos querendo aprender para colocar as webquest que fizemos com alunos da oficina do NTE, valeu deu certo, já estão publicadas no blog, As outras também testei e estou fazendo uso nas postagens de hoje.

Ledjane

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

PROA17/20


Estou postando do Write:



Relato do blog das colegas: Conforme solicitado estou observando o blog das colegas Clarice, Maristela, Loiva e Sonia.



Clarice: Esse blog está bem claro, as atividades estão postadas em dia, algumas com imagens para ilustrar, aparecem os links que ela necessita, os textos são resumidos, não muito extensos o que facilita a leitura, numa linguagem fácil, acho que contempla todo o trabalho solicitado.



Maristela: Esse blog esta com as atividades solicitadas postadas, os textos estão claros, coloca imagens que condiz com o conteúdo postado, gostei dos vídeos linkados vou tentar aprender este recurso, como tenho que aprender.



Loiva: Neste blog também encontrei os relatos das atividades propostas, escritas com clareza, os links dos blogs dos colegas, do grupo de estudos, está bem completo, vejo que usa imagens para destacar postagens.



Sonia: Quando visitei este blog pela primeira vez estava diferente, hoje gostei, o modelo foi modificado, está mais organizado, com textos claros, mas não encontrei algumas atividades propostas, foi legal ter feito a mudança.



Quanto ao modelo, cor, fonte, etc, cada um tem seu estilo, seu gosto, portanto sua livre escolha.

Atividade Proa17/16


Comentário sobre o blog colaborativo FLICKR.

Estou aprendendo muito com esta disciplina, os recursos são tantos que fico curiosa para tentar, acho que esta oficina deveria ter iníciado junto com o semestre, assim teríamos tempo de explorar melhor seus recursos, vou continuar a explorar depois, nas férias do trabalho em julho. Nosso trabalho em grupo no blog colaborativo, relata tudo o que estamos descobrindo sobre FLICKR, um recurso que tem por objetivo armazenar, publicar classificar e compartilhar fotos, lá no blogtem o endereço de um tutorial em português que ensina como se cadastrar nesse serviço, achei um pouco difícil, mas consegui no blog de teste tem as minhas descobertas sobre esse recurso. Também estamos construindo nosso relatório final conforme solicitado. Quanto ao flickr estou achando que foi criado por alguém apaixonado por fotografia.

21 maio 2007

Relatório de Atividades Proa17/16


Esta semana correu, fiquei tão angustiada, pois meu grupo não criava o blog, mas passou, no domingo a atividade aconteceu e começamos a interagir, já postamos algumas pesquisas, tutoriais, o esboço do trabalho final.Também já estou comentando nos blogs da colegas que fiquei responsável, já postei no blog colaborativo, quero ainda tentar colocar um flickr no meu blog de testes, vamos ver se consigo. As atividades são tantas, será que darei conta?...

Atividade Proa17/20


Esta atividade propõe a leitura e análise dos blogs de quatro colegas , eu vou analisar os blogs:





20 maio 2007

Blog Grupo6



Hoje iniciei o blog do grupo6. O endereço é http://conhecendoflickr.blogspot.com. Fazem parte do meu grupo as colegas: Margarete, Simone, Loiva e Deonila. Um abraço

18 maio 2007

Blog de teste


Criei o Blog de teste conforme solicitado na semana 3. Com um pouco de atraso,mas...

Endereço:
http://blogtestelediane.blogspot.com/

16 maio 2007

ATIVIDADES SEMANA 4

Li as atividades da semana 4, estou aguardando contato da colega que ficou responsável por criar o blog. Faço parte do grupo 6 com o assunto imagens( +blog+red) Flicks, confesso que esse assunto não conheço, vou peaquisar e postar aqui alguma idéia.

14 maio 2007

Semana3

As atividades da semana3 quanto a configuração do blog, não encontro muita dificuldade por estarmos aqui no NTE, ministrando para os professores, uma Oficina de Blogs, onde mostramos todas as atividades propostas por vcs. Vou linkar alguns blogs feitos pelos alunos daqui. Quanto ao blog de teste não tinha realizado esta tarefa, nem tinha encontrado, só hoje que li sobre isso, mas também observei que nos avisos gerais dizia que não precisaria mais ser feito, entendi bem? quanto ao desafio blogroll vou tentar esta semana, sei que o tempo voa, então... vamos lá.
Abraços...

Reflexões das semanas 1 e 2


Nas atividades da semana1 não encontrei dificuldades, li o que foi colocado, criei o blog OficinadeBlog, e postei o que foi solicitado, já as atividades da semana2 encontrei um pouco de dificuldade, pois não sou muito expert nessa área de informática, então vou lendo relendo, aprendendo aos poucos, mas depois de algumas tentativas acho que consegui, criei o bloglines, estou fazendo os feeds, li o texto Distribuição de Conteúdos e Aprendizagem OnLine, o que me esclareceu muito sobre essa parte de RSS, não sei, se estiver faltando ainda alguma atividade com certeza descobrirei.

Colocando as Atividades em dia...

Querendo colocar as atividades em dia entrei no blog do proa17 e revisei o que estava faltando para concluir as minhas atividades, então cheguei onde mostrava a tabela, gostei dessa publicação, assim pude me encontrar, e a partir de agora tentarei concluir o que está faltando.

10 maio 2007

INICIANDO LEITURA DO TEXTO

ATIVIDADE1 Semana2

Fazendo a leitura do texto: DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS E APRENDIZAGEM ONLINE, escrevo aqui as minhas considerações:

Com a tecnologia RSS conseguimos dar agilidade na leitura de nosso interesse;

  • É possível implantar e utilizar esta tecnologia sem nenhum custo, tanto para leitura, quanto para disponibilização de um canal;
  • A tecnologia desenvolve -se aceleradamente, hoje já é possível receber notícias via RSS em telefones móveis;
  • Documentos XML (Extensible Markup Language) são documentos que capturam conteúdos (texto, imagem, som) de um sítio, reúnem este conteúdo num aplicativo agregador, e o entregam para serem vistos em aplicativos leitores ou distribuidos para aplicação. A URL, é semelhante a um endereço de um sítio, é adicionado como um canal no aplicativo leitor e puxa os conteúdos do site.
Com o RSS/Atom podemos:


  • Ler conteúdos de sítios, de weblogs, de discussões públicas;
  • Indexar e acessar recursos educacionais, formando uma rede de conteúdos;
  • Acessar imagens de câmaras de segurança;
  • Criar verdadeiras bibliotecas digitais;
  • Acessar a internet, nos nossos termos, a escolha é nossa.

Para isso usamos aplicativos Bloglines, serviço gratuito, onde mediante um cadastro, o usuário pode adicionar, manejar e ler os sítios que subscreve e ainda compartilhar leituras por meio de um blog e de um endereço RSS.

Também podemos receber conteúdos dos RSS/Atom por meio do correio eletronico, porém deve ser instalado um aplicativo que faz a ligação do correio com o conteúdo sindicado.

No Brasil a Folha OnLine é um dos jornais eletronicos que distribuem seu conteúdo via RSS.

09 maio 2007

Trabalhando com Definições no Blogger

Atividade 4 semana 2:

Esta parte não tenho dificuldades, trabalho no NTE Santo Ângelo, RS e um dos cursos que é fornecido para os profs é de blog, então já tinha explorado esta parte no Blogger. Quanto o Bloglines, estou me dedicando, estudando, e quando vou conseguindo superar o desafio (pois esta parte é novidade para mim) vou colocando aqui. Um abraço

Consegui...


Depois de algumas tentativas consegui.


Atividade2 Semana2

nome de usuário: Lediane


Atividade3 Semana2


07 maio 2007

Aprendendo...



Hoje consegui fazer a primeira parte da atividade da semana 2, o blogline. Essa semana quero colocar todas as tarefas em dia. Estou ainda com dúvidas, então leio e reeleio para conseguir realizar com êxito.

03 maio 2007

Entendendo melhor, o que é um blog?


Um blog é um registro publicado na Internet relativo a algum assunto organizado cronologicamente.

É como um diário pessoal, um espaço interativo, pode ser um local de discussões, um canal com as últimas notícias, um conjunto de links ou um local para expor idéias.

É um site onde você está sempre escrevendo coisas, quem visita pode fazer comentários, pode ser acrescentado links ou enviar e-mails.

Visita em blogs


ATIVIDADE2

Depois de visitar os blogs indicados posso dizer que apresentam diversos textos sobre os temas em questão, são muito interessantes, alguns com fotos, filmes, comentários, enfim informações diversas.
A maioria foi criado no blogger, e deixo registrado que é o único que conheço por enquanto.


O que me chamou atenção foi o Mundo Encantado de Cecília Meireles, em primeiro lugar porque gosto de poesias e sempre trabalhei com séries iníciais e este blog está bem criativo , colorido, com textos fáceis de ler, com poesias fáceis de trabalhar, isso a criança gosta. quanto aos outros também achei bem elaborados, alguns com textos um pouco extenso, isso pode cansar o leitor, por experiência os textos tem que ser mais simplificados.

01 maio 2007

Construindo Conhecimentos


Sou aluna da turma 2 RS, quando iniciei esse curso de Pós Graduação em Informática na Educação, não tinha idéia de quanto iria aprender e descobrir sobre o assunto.
Estou muito contente de ter conseguido uma vaga na disciplina de Blogs (proa17), pois entendo hoje que publicar trabalhos, falar sobre atualidade, propor discussão com alunos, usando a tecnologia possibilita a interação com qualquer pessoa do mundo que esteja conectada.
Acredito que a utilização de blogs na educação possibilita o enriquecimento das aulas e projetos.